quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Nosso posicionamento sobre o “Leilão Reverso” e outras práticas de contratação feitas pelos anunciantes com o único objetivo que forçar a baixa nos preços de nossos trabalhos



Nós, da Platinum, gostaríamos de chamar a atenção de todos os profissionais do ramo para um debate sobre as novas práticas de contratação dos serviços de fotografia e manipulação digital que estão aparecendo no mercado.

Alem das já conhecidas “Mesas de Compra”, nos deparamos com uma nova prática que está sendo chamada de “Leilão Reverso”. Neste leilão, os interessados no trabalho devem entrar em um chat para dar lances, só que neste caso, quem der menos, leva. Sim, isso mesmo! Os fotógrafos e profissionais da área de imagem entram em um chat e quem cobrar menos é contratado.

Consideramos essa iniciativa, primeiramente, um insulto aos profissionais do ramo, e também uma ameaça às condições de trabalho e à possibilidade de se manter um estúdio com o mínimo necessário ao seu bom funcionamento e à qualidade de vida dos empregados. Já sofremos com os abusos em atrasos de pagamentos que, em alguns casos, chega a 120 dias, causando um rombo na contabilidade e, muitas vezes, prejuízo com os juros de empréstimos a banco.

Esta prática existe com o único objetivo de forçar os estúdios a baixarem os preços. Descobrimos que começou a ser feita já com  produtoras de filmes e som. Nesse caso, foi feito um boicote geral aos tais Leilões, o que surtiu efeito: os leilões nesse ramo acabaram suspensos.

Gostaríamos de abrir o espaço aqui para ouvir dos profissionais, ideias e sugestões de como combater essa prática desrespeitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário