quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Nosso posicionamento sobre o “Leilão Reverso” e outras práticas de contratação feitas pelos anunciantes com o único objetivo que forçar a baixa nos preços de nossos trabalhos



Nós, da Platinum, gostaríamos de chamar a atenção de todos os profissionais do ramo para um debate sobre as novas práticas de contratação dos serviços de fotografia e manipulação digital que estão aparecendo no mercado.

Alem das já conhecidas “Mesas de Compra”, nos deparamos com uma nova prática que está sendo chamada de “Leilão Reverso”. Neste leilão, os interessados no trabalho devem entrar em um chat para dar lances, só que neste caso, quem der menos, leva. Sim, isso mesmo! Os fotógrafos e profissionais da área de imagem entram em um chat e quem cobrar menos é contratado.

Consideramos essa iniciativa, primeiramente, um insulto aos profissionais do ramo, e também uma ameaça às condições de trabalho e à possibilidade de se manter um estúdio com o mínimo necessário ao seu bom funcionamento e à qualidade de vida dos empregados. Já sofremos com os abusos em atrasos de pagamentos que, em alguns casos, chega a 120 dias, causando um rombo na contabilidade e, muitas vezes, prejuízo com os juros de empréstimos a banco.

Esta prática existe com o único objetivo de forçar os estúdios a baixarem os preços. Descobrimos que começou a ser feita já com  produtoras de filmes e som. Nesse caso, foi feito um boicote geral aos tais Leilões, o que surtiu efeito: os leilões nesse ramo acabaram suspensos.

Gostaríamos de abrir o espaço aqui para ouvir dos profissionais, ideias e sugestões de como combater essa prática desrespeitosa.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

New images on our website. Check all of them in www.platinumfmd.com.br





                 
                                                  
                                                                       www.platinumfmd.com.br

terça-feira, 13 de agosto de 2013

ARCHIVE HAS ARRIVED!!!

Platinum's team celebrating. We have the cover and our Ad. Please check it out on the magazine.

Um P%$@ PB!



Já estão nas ruas as imagens da campanha da Fiat para seu modelo Fiat Punto. Ao todo são três imagens: duas coloridas para os modelos ESSENCE e uma PB para o modelo Punto Black Motion. A agência Leo Burnett – SP e o diretor de arte Murilo Melo ousaram ao decidir colocar a imagem do carro preto em preto e branco mas valeu a pena.
“Foi um desafio fazer essa imagem. Era um PB com um carro preto na chuva, no escuro, e tinha que ser uma imagem bonita, arrojada e, ao mesmo tempo, legível,” disse Flávio Albino, da pós-produção do estúdio.
A Imagem você pode conferir aqui ou no site do estúdio!

A F#$% B&W
The campaign’s images for Fiat’s new model, Fiat Punto, have already hit the streets. Altogether there are three images: two colorful images for the model ESSENCE and a B&W for Punto Black Motion. The agency Leo Burnett - SP and art director Murilo Melo dared when they decided to put the picture of the black car in a black and white photo but it was worth it.
"It was a challenge to make this image. It was a B&W with a black car in the rain, in the dark, and had to be a pretty picture, and bold, while readable, "said Flavio Albino, post-production studio manager.
The picture you can check here or at the studio’s website!


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Platinum assinará nova campanha do Renault Duster na Rússia



Comissionada pela agência Publicis–Moscow, a nova campanha do Renault Duster pretende mostrar que qualquer obstáculo aparentemente intransponível se torna insignificante com o Duster. Para isso, escolheu a Platinum para fazer obstáculos verdadeiramente desafiadores e, claro, mostrar todo o poder de um Duster!


terça-feira, 23 de julho de 2013

Platinum entrevista o Diretor de Arte Ricardo Alonso



Ricardo Alonso é brasileiro, tem 31 anos e já trabalhou nas agências Loducca, F/Nazca Saatchi & Saatchi, McCann Erickson e TBWA. Atualmente trabalha na Leo Burnett Tailor Made. Ricardo trabalhou com a Platinum na campanha institucional da Samsung para a Copa do Mundo onde foram feitas mais de 3 mil fotos para a realização de 105 anúncios para toda America Latina.


1- Como chegaram ao conceito da campanha?

O cliente nos pediu uma plataforma de campanha para a Copa de 2014, em que gostaria de inserir seus produtos, e que não fosse algo apenas institucional, apesar de ter um peso institucional. E como a Samsung se posiciona como a marca que possui os produtos que são uma janela para novas descobertas, o Boost your Passion (conceito da campanha) caiu como uma luva para a marca. Onde os produtos tem o poder de potencializar a paixão dos que torcem pela seleção. E conseguimos trazer também uma linguagem visual bem poderosa e marcante.





2- Como definiria seu estilo de trabalho?

Bom, sou da escola dos que são apaixonados pela print, pelo design, tipografia...mas sobre estilo, é dificil dizer isso porquê quem tem estilo é artista plástico, o diretor de arte nāo pode ter essa pretençāo, e sim direcionar da maneira que for mais inédita, a linguagem ideal que se encaixa com determinada ideia. Agora, o meu gosto é mais voltado para coisas mais gráficas, a tipologia perfeitamente bem escolhida... a foto que teve um crop mais diferente... Coisas simples assim. Prefiro um puta alltype que tem uma mensagem forte do que uma puta imagem que esconde uma ideia mediana. 




3-Na sua carreira, teve algum trabalho que mais te marcou? Por quê?

Acho que esse de Samsung que fizemos, com certeza ficou muito marcado pelo tamanho que foi. Fechamos São Januário com mais de 500 figurantes, 3 fotógrafos, vários produtores. Que resultou num total de 105 anúncios diferentes para a América Latina toda. Enfim, foi um esquema gigantesco
para uma produção fotográfica.


  
4- Pontos positivos e negativos da profissão.

Muita gente acha que criativo trabalha demais e que sofre uma carga de stress muito grande... eu concordo em partes. Em todos os lugares que passei, encontrei sempre um ambiente legal, com pessoas, na média, também muito legais. Ok, trabalha-se muito sim, mas como qualquer profissão tem-se
que trabalhar bastante para se fazer algo com excelência. E outra coisa: se você faz algo que realmente gosta, tudo é prazeroso, independente de que profissão seja. Mas, ainda to esperando os iates, champagnes e mulheres de biquini que me prometeram na faculdade.. rs.




5- Como vê o mercado atual. Qual dica você daria para quem está
começando?

Olha, eu já sou da época em que existem muitas pesquisas, clientes recém-formados e cheios de opiniões mal interpretadas do livro do Kotler, enfim, milhões de barreiras até o trabalho sair na rua. Aquela "burocracia" toda. Então, acho eu que antes deveria ser mais divertido, porém a realidade é essa e temos que nos adaptar a isso. Ainda acho que uma boa idea dá pra se salvar, mesmo com todos esses problemas de percurso. Então eu sugiro pra quem está começando, é isso: não desanimar trabalhar duro que tudo vai dar certo, ainda dá para se divertir muito em agências - já está tarde, mas a festa ainda tá boa :)









Você também pode conferir os trabalhos de Ricardo Alonso no link: