Comissionada pela W/McCann, a
campanha institucional do Banco Bradesco para este carnaval contará com três
imagens da Platinum, cada uma representando uma festa de rua regional do Rio,
Recife e Salvador respectivamente. O Rio virá representado por máscaras de
bailes de carnaval cheias de plumas e paetês. Recife vem com o Maracatu e
Salvador virá com um tear com motivos africanos.
“Para representar o Maracatu
precisávamos do manto que eles chamam de Gola. Nossa ideia inicial foi mandar
confeccionar um especialmente para a foto, mas não havia tempo hábil para isso.
Assim, contactamos um artista local de Recife e compramos duas Golas usadas.
Eram lindas mas os paetês já estavam sem brilho. O brilho teve que ser feito
manualmente, paetê por paetê.
Outra surpresa foi o tear com
motivos africanos. Esse foi feito exclusivamente para a foto mas, quando chegou
no estúdio, tivemos uma surpresa desagradável: os traços não estavam simétricos
e estava cheio de falhas. Tudo foi corrigido na base de recorte e colagem no
photoshop.
Mas o que deu mais trabalho mesmo
foram as máscaras com as plumas. Imagine encontrar plumas no Rio de Janeiro
perto do carnaval! A produtora chegou a bater na porta de algumas escolas de
samba para tentar conseguir alguma coisa. Mas pluma em véspera de Carnaval aqui
é que nem água no deserto! O jeito foi pegar um avião e ir buscar o material
direto com o fornecedor em São Paulo.”
As imagens contam com Alfredo Maeoca
na Direção de Arte e podem ser conferidas aqui ou no site da Platinum.
Platinum
shoots Bradesco’s branding campaign for this Carnival
Commissioned
by W / McCann, Bradesco’s institutional campaign for this carnival will feature
three images made by Platinum, each representing a regional street party of Rio,
Recife and Salvador respectively. Rio comes represented by carnival masks embroidered
with feathers and sequins. Recife comes represented by Maracatu and Salvador
will come with a loom with African motifs.
"To
represent the Maracatu we needed the cloak they call Gola. Our initial idea was to have one specially fabricated for the
photo, but there was no time for that. So we contacted a local artist in Recife
and bought two used Golas. They were
beautiful but the sequins were already lackluster. The brightness had to be
manually done sequin by sequin.
Another
surprise was the loom with African motifs. This one was made solely for the
photo but when it arrived at the studio, we had a nasty surprise: the traces
were not symmetrical and it was full of flaws. Everything was corrected on the
basis of cutting and pasting in Photoshop.
But
the real problem was the feathers. Imagine finding feathers in Rio de Janeiro so
close to Carnival! The producer even tried knocking on the door of some samba schools
to try to get something. But finding feathers near Carnival is like finding
water in the desert! The solution was to catch a plane and go get the material directly
from the supplier in São Paulo."
The
images have Alfredo Maeoca as Art Director and can be checked here or on the
Platinum website.
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