O estúdio teve uma grande surpresa ao ver uma de suas imagens em um site da Citröen Rússia. Como o site estava todo em russo, demoramos para perceber que se tratava de um concurso, e que nossa imagem era nada mais, nada menos, que a grande vencedora.
O autor aparece como Solopov Valery A., de quem nunca ouvimos falar, e como grande vencedor recebeu um tablet da Wacom. O concurso, promovido pela Citröen Rússia para o lançamento do novo modelo DS3, consiste de três etapas. Na primeira, o site recebeu mais de mil imagens, e o júri, que incluía o CEO da empresa, escolheu a imagem da Platinum para o primeiro lugar.
Aliás, a imagem original foi encomendada em 2005 pela Vodafone, uma multinacional de telefonia, através da agência Kaspen da República Tcheca. O estúdio já tentou entrar em contato com o site da Citröen mas ainda não obteve resposta.
Esta não é a primeira vez que a Platinum tem uma de suas imagens furtada. A imagem que mais sofre com esse tipo de crime é a famosa Chama de Água encomendada pela Amanco em 2006 através da DM9.
Platinum FMD |
Essa imagem também chegou a vencer um concurso no México da marca de tequila Jose Cuervo. Nesse caso, o estúdio entrou em contato com os organizadores do concurso e o vencedor teve que devolver o prêmio, além, é claro, de passar pela humilhação de ser desmascarado em diversos veículos de comunicação de seu país. Mesmo porque, de acordo com as regras do concurso, o vencedor cedia os direitos da imagem para a Jose Cuervo que poderia usá-la inclusive para publicidade.
Outra imagem surrupiada do estúdio foi o premiado polvo, encomendado pela Falmec através da agência McCann em 2004. Pegando uma carona na fama do polvo Paul da copa de 2010, e na Platinum, a empresa farmacêutica Andrómaco lançou a campanha de um antigripal no Chile com a imagem ao fundo, assim, na maior cara de pau.
Felizmente, os casos de roubo de imagens para campanhas publicitárias são raros e, quando descobertos, dificilmente ficam sem conseqüências.
Platinum FMD |
Nenhum comentário:
Postar um comentário